Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vejo que...

Monotonia: aquilo que se mostra enfadonho; mesmice; ócio, ausência de variedade.
fonte. dicionário Houass

O ócio é ótimo para a produção do conhecimento, a mesmice porém causa a acomodação e diminuição da capacidade reflexiva do individuo.

Pois é há momentos que me vejo entre a cruz e a espada, bem me lembro das vezes em que estava em meio a correria e stress do dia a dia, saia de casa por voltas das oito horas e chegava muito tarde, quase meia noite, contava os dias para chegar o final de semana, afinal iria descansar, quebrar esta rotina desgastante e maçante, que me consumia os nervos.

Somos a todo momento e desde a nossa tenra idade, moldados para o trabalho, não tem jeito, hoje estou vendo a real prova disto, uma sensação estranha, ao mesmo tempo boa de estar chegando o dia do meu regresso, com uma sensação indefinida não sei, talvez a definiria como sensação de perda, isso mesmo, perca de meu tempo ocioso, tempo este que, dedicara a fazer aquilo que sempre quiz, porém estava preso as correntes do trabalho, na representação de um mero cartão de ponto, tempo que acordara a hora que bem entender e é claro dormir muito tarde... é prejudicial eu sei, mas na boa é bom, o silêncio... os gatos miando do lado de fora... alguns cachorros latindo (se bem que faz um tempinho que não ouço latido de cães na madrugada por aqui), nenhum som de conversa, apenas eu, meus pensamentos e as paginas do Word, as vezes uma musiquinha de fundo, depende muito de meu estado de espírito, hoje prefiro ouvir o som do silêncio, assim escuto melhor meus pensamentos.

O trabalho é bom, afinal por meio dele que temos acessos, acesso a uma faculdade, acesso a ter uma casa, um carro, varios livros, viagens, sonhos, mulheres (para alguns) lembrei de um camarada que conheci a tempos atras, a turma costumava chamá-lo de dia 5 e dia 20, era neste dia que as mulheres o chamavam para sair, coincidência  ser o dia de seu pagamento, eu não tinha muita afinidade com ele, então apenas dava risada do ocorrido,(rs) também temos acessos a dividas, prestações, cobranças, alto índice de stress, podendo chegar até a uma depressão, loucura, alienação.

O que fazer então? Vou parar de trabalhar e virar um hippie jogar o meu violão nas costas e seguir estrada a fora, sem rumo, "...sem lenço nem documento, num sol de quase trezentos..." seguindo apenas o vento, até que não seria uma má idéia.

A conclusão que chego, bom na verdade ainda esta em construção, muita coisa estou certo que acrescentarei, porém hoje é a seguinte: O trabalho é bom e tem contribuido para a realização de muitos dos meus sonhos, porém viver a vida é ainda melhor, o ócio é importante para o desenvolvimento do pensar, porém seu excesso pode nos tornar um estrangeiro em nosso próprio mundo. (mundo podemos caracterizar como o nosso planeta, ou nosso espaço de convívio social, ou simplesmente a nossa mente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensa muito não, fala ai!